Para aqueles que ainda não possuem uma resposta clara para esta pergunta, segue abaixo todas as atividades cabíveis ao profissional de design de interiores:
- Pesquisa e análise dos objetivos e desejos do Cliente materializados em documentos e estudos preliminares que fundem essas necessidades com o conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade, conforto, segurança e qualidade estética.
- Confirmação dos estudos preliminares e adequação das soluções propostas ao orçamento do Cliente.
- Seleção de cores, materiais, revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em consonância com as características sócio-psicológicas, funcionais, de vida útil, de durabilidade e de proteção ao meio ambiente.
- Especificação de mobiliário, equipamentos, sistemas, produtos e outros elementos, bem como, providenciando os respectivos orçamentos e instruções de instalação e planificação de cronogramas de execução.
- Elaboração de plantas, elevações, detalhamento de elementos construtivos não estruturais - paredes, divisórias, forros, pisos (alterações na estrutura construtiva exige a contratação de um Arquiteto ou Engenheiro), layouts de distribuição, pontos de hidráulica, energia elétrica, iluminação e de comunicação e design de móveis e definição de paisagismo e outros elementos.- Adequação de toda a intervenção às leis e regulamentos municipais que se fizer necessária.- Coordenação de todos os profissionais que vão atuar na execução do projeto, tais como: engenheiros, eletricistas, marceneiros entre outros, harmonizando o trabalho conforme cronograma estabelecido.
- Compra de todos os produtos, sistemas e equipamentos após cotação e aprovação do Cliente.- Acompanhamento de toda a obra mantendo o orçamento dentro dos valores previstos ou submetendo ao Cliente qualquer alteração para prévia aprovação.
- Emissão de relatórios regulares detalhando o andamento (estágio) da obra registrando as ocorrências tais como: alterações, substituições e adequações técnicas e orçamentárias.
- Elaboração de check-list final de entrega de obra com pesquisa de satisfação a ser respondida pelo Cliente.
Finalmente, a função do designer é atingir o objetivo final sob todos os aspectos de forma controlada, eficiente e transparente. O projetista planeja, elabora e simula os resultados, demonstra, minimiza erros e define claramente cada etapa. Issso minimiza as alterações e por conseqüência barateia o custo. Além disso, está preparado para atender ao cliente nas necessidades especificas, como na concepção de mobiliários sob medida, luminárias personalizadas; acabamentos especiais, itens de decoração dentre muitas outras possibilidades.
A orientação nas escolhas das cores, nos revestimentos e materiais alinhados com as novidades do mercado,a sugestão de estilo, formas que obedecem a critérios de funcionalidade e a praticidade os aspectos inerentes,será exposto de forma clara e estará sujeita à autorização formal do cliente.
(fonte: site da ABD ( Associação Brasileira de Designers de Interiores) à http://www.abd.org.br/ – 18/12/2009)
achei o máximo, fiquei orgulhosa de vc ser minha nora.
ResponderExcluirbeijos