Pesquisar este blog

Tenha seu projeto de decoração on line!

Precisa de algumas idéias ou de um projeto para o seu cantinho? Faça um orçamento sem compromisso.
Envie um e-mail para
baronirenata@yahoo.com.br com o título "consultoria". Coloque as medidas e fotos do(s) ambiente(s) a ser(em) decorado(s).
Será um prazer contribuir para um ambiente mais aconchegante!


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Para complementar o assunto cores, segue o link de um texto que explica e exemplifica bem a técnica de combinação das cores e o resultado das mesmas quando colocadas em um ambiente.

http://www.decoracaoemoveis.com.br/?p=64

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PSICOLOGIA DA COR

Olá!!!
Continuando o assunto de ontem, segue mais um texto que fala um pouquinho da psicologia da cor.
No final do texto tem um link para um teste de personalidade baseado na cor. É muito interessante e surpreendente.
Mas para conseguir um bom resultado, respondam as questões por impulso (para ser o mais natural possível).... Parar para refletir irá atrapalhar no resultado final.

Espero que gostem!



Nenhuma cor é feia. A cor é apreciável em si mesma, em absoluto, qualquer que seja ela. Ainda que a atração de cada cor específica seja desigual, a referida atração sempre ocorre em algum grau. Isto resulta do fato mesmo de a cor ser o objeto formal (isto é, específico, ou essencial) da visão; é a cor aquele objeto que dá a forma a esta espécie de conhecimento. Assim também acontece em outros planos do sensível, sempre que a questão for de objeto formal nenhum som isolado é desagradável, nenhum odor é malcheiroso. Há cores quentes e frias, leves e pesadas, calmantes e excitantes, de alívio e opressivas; cada uma das cores goza de tais propriedades em função do que as cores são em si mesmas.
Pode-se antever que os efeitos psicodinâmicos da cor são de grande volume e variados, por causa da predominância do sentido da visão sobre todos os demais sentidos. Este grande efeito psicodinâmico das cores ainda ocorre em virtude da considerável diversidade das cores, sua gradação de luminosidade, diferença de intensidade, além da variação dos espaços e formas das áreas coloridas.
Não é sem sentido que facilmente se responde a quem pergunta, - Como vai? E segue a pronta resposta: - Tudo azul! Ou, - A coisa está preta!. E por que usamos expressões, tais como: Cores alegres? Cores vivas? Cores quentes? Cores frias? Cores festivas? Cores de luto? Não se trata apenas de um falar. Há uma psicodinâmica a comandar um importante processo, a que está atenta não somente a psicologia, que estuda apenas teoricamente a ação das cores, mas também o técnico, inclusive o artista da cor, para adequadamente dispor os elementos coloridos com vista nos resultados.
A preferência do indivíduo por determinados efeitos psicodinâmicos da cor, pode servir de sintoma para revelar sua índole temperamental e mesmo o caráter que formou. Já que as cores estimulam em direção a determinados comportamentos, o interesse por esta ou aquela cor e as circunstâncias em que isto acontece, informa sobre a pessoa mesma.
As circunstâncias poderão interferir e determinar o apelo diferenciado às cores. Há também interferidores no uso das cores contra as propriedades psicológicas das cores. A moda, por exemplo, determina preferências, que podem não ser as da inclinação espontânea. As cores determinadas podem não definir com precisão o caráter e a índole da pessoa que a usa. Também por motivos funcionais, sobretudo terapêuticos, uma cor poderá ter sido eleita exatamente para reverter uma tendência. A psicodinâmica das cores poderá determinar comportamentos complexos. Por exemplo, - se um homem subitamente se interessa por gravatas vermelhas, ou uma mulher passa a vestir-se mais vezes de cor-de-rosa, - algo inconsciente pode estar comandando este comportamento. Um homem poderá estar no empenho de conquista de uma parceira, ou a mulher na conquista de um parceiro. Portanto o súbito interesse pelo vermelho (a cor mais sexual e mais ativa) denotou a vitalidade sexual notória do homem ou da mulher que manifestaram o fenômeno. Naquele momento a denotação se manifestou em algo especial, como a do novo relacionamento sexual a cultivar.

Cor e personalidade.
Vagamente, os tipos de personalidade conseguem ser determinados pela cor e as complexas circunstâncias em que são utilizadas. A tudo isto não está atento apenas o psicólogo, mas o artista que põe a seu serviço os resultados da observação da psicologia, para colocar a cor certa nas criações de suas expressões em cor. Qual é o seu tipo? Usa o vermelho? Poderá ser um extrovertido, corajoso, dado à ação. Usa cores, mas em contrastes fortes com o preto? Poderá ser do tipo dramático. Prefere mesmo o preto com tonalidades escuras? Talvez será do tipo empreendedor. As cores claras talvez as use somente, num e noutro caso, como algum ornamento ou no chapéu, ou no pescoço, ou no cinto, ou nalgum objeto que o acompanha. Prefere o amarelo? Dizem algumas pesquisas que é um intelectual, um idealista, um humanitário e poderá casar com personalidade de qualquer outra cor... Gosta de verde? Poderá ser do tipo compreensivo e de visão universal, que é tolerante, liberal, habituado a compreender o problema dos outros. Gosta de cores frias claras, com o branco como contraste? Talvez seja um conversador. Também poderá ser um conversador, se prefere o azul, ou mesmo um introvertido. Se for um homem e gosta de cores pastéis suaves, vezes usadas sozinhas, vezes combinadas com escuras? É do tipo feminino, delicado e equilibrado, na fronteira onde ambos os sexos se encontram e melhor se compreendem.

Faça o teste da cor e avalie o seu perfil:
http://www.bne.com.br/cores/default.asp

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CORES

Agora que deixamos claro qual o papel do Designer de Interiores e a importância deste profissional para conseguir repassar a informação ou sensação desejada de forma correta e harmônica, vamos tratar dos ítens que um designer tem que pensar para conseguir um excelente resultado final com a sua "obra" e como estes ítens interferem/influenciam na informação que recebemos e na sensação que temos quando estamos ou passamos por determinados locais.
Iniciaremos o assunto tratando do efeito e poder das CORES...
Para quem acha que cor é simplesmente um artefato na composição do ambiente, veja no texto abaixo (extraído da net) como as cores podem transmitir nossa personalidade, interferir em nossas características e até mesmo, como podem ser usada no tratamento de algumas enfermidades. Não é a toa que hoje existem muitos centros de cromoterapia!
O EFEITO DE CADA COR

Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.Existem muitos testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade.As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.

VERMELHO: Aspectos favoráveis: o vermelho, sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho.Aspectos desfavoráveis: indecência e grosseria, falta de polidez e certa obstinação podem começar a aparecer aqui. Crueldade física, brutalidade e perigo tornam-se mais evidentes. A intensidade e força intrínsecas do vermelho, podem transformar-se em raiva e fúria belicosa, ou se expressam sob a forma de brutalidade, crueldade, rancor ou revolta.Efeitos físicos do vermelho: o vermelho é uma cor quente, com natureza extrovertida. Essa cor estimula a vitalidade e energia em todo o organismo vivo e, quando houver indolência, estimula a atividade. O vermelho faz a adrenalina circular, ajuda a circulação sangüínea dentro do corpo e promove a produção de hemoglobina para os glóbulos vermelhos novos. Essa cor aumenta a pressão sanguínea, promove o aquecimento do corpo e estimula o sistema nervoso, motivo pelo qual pode ser usada com tanta eficácia para tratar de vários tipos de dormência e paralisia. Anemia, resfriados e pneumonia são outras doenças que podem ser melhoradas pelo vermelho.O vermelho traz vigor às funções físicas e atenua a inércia, a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia. Essa cor transfere a energia necessária à reconstrução e à fortificação do corpo. Ela é particularmente útil para as fases de esgotamento ou baixa resistência. Atua como tônico e pode abortar os primeiros sinais de um resfriado. Nos casos de resfriado, um método prático de introduzir a energia do vermelho é usando meias ou luvas vermelhas e uma camiseta ou cachecol da mesma cor.O vermelho não é recomendável para o tratamento de febres, hipertensão, ou quaisquer condições inflamatórias, como inchações, feridas abertas, queimaduras ou contusões.
LARANJA: Aspectos favoráveis: assim como o vermelho, a cor laranja é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Essa cor traz as "bênçãos da vida ": boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida. Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são elementos dessa cor, cujo atributo mais elevado é a beatitude celeste.Aspectos desfavoráveis: o efeito colateral da cor laranja pode incluir uma atitude autoritária ou esmagadora. Isso pode ser expresso como ostentação ou traço exibicionista. As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza e, suas formas extremas são refletidas por perda da vitalidade, abatimento e destrutividade.Efeitos psicológicos do laranja: a energia dessa cor tem algumas semelhanças básicas com o vermelho e o amarelo, estimulando o sangue e os processos circulatórios e influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso. O laranja energiza o corpo e ajuda nos processos de assimilação e distribuição. Essa é a cor do cálcio e é recomendável para gestantes e mães que desejam aumentar a produção de leite para a amamentação. Cabelos, unhas, ossos e dentes saudáveis são produzidos por essa cor. O laranja pode ser usado no tratamento dos distúrbios do baço e dos rins.Por exemplo, essa cor poderia ser introduzida em nosso sistema, usando-a em qualquer parte do copo da metade para baixo com calças e roupas íntimas. O laranja afeta as funções fisiológicas do estômago, pâncreas, bexiga e pulmões e trata úlceras e cálculos biliares. É particularmente eficaz para eliminar flatos e gazes do corpo, trazendo equilíbrio aos indivíduos que sofrem de cólicas intestinais e cólon espástico ou preguiçoso. A constipação também pode ser tratada com sucesso pela cor laranja.Essa cor estimula batimentos cardíacos mais fortes e é útil para o fígado. Portanto, essa é uma cor adequada para o tratamento dos alcoólicos. Em virtude do seu efeito sobre o sistema respiratório, o laranja também é muito útil no tratamento da bronquite, promovendo respirações rítmicas e profundas. Algumas das tonalidades mais suaves dessa cor podem ser usadas no tratamento da artrite e do reumatismo.O laranja não é adequado para pessoas facilmente irritáveis ou estressadas.

AMARELO: Aspectos favoráveis: o amarelo é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria.O amarelo é compreensivo e inspirador; ele refulge e ilumina e, em sua vibração mais positiva, essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.Aspectos desfavoráveis: a vibração negativa do amarelo pode ser extremamente destrutiva. Ela envolve decepção, afastamento, comportamento controlador, discrição, maldade, comportamento vingativo e bajulação. Essa cor pode levar a uma negatividade extrema associada com depressão mental e pessimismo profundo.Efeitos físicos do amarelo: o amarelo age reforçando o sistema nervoso e os músculos, inclusive o coração, facilitando a circulação. Essa cor ajuda a estimular várias funções corporais, tais como as ações do fígado, da vesícula biliar e o fluxo de bile. O amarelo promove a secreção dos sucos gástricos e alivia a constipação e indigestão, estimulando o trânsito intestinal normal. Essa é uma cor excelente para o tratamento dos distúrbios inflamatórios das articulações e tecidos conjuntivos e pode aliviar a artrite, o reumatismo e a gota.Sente-se regularmente por algum tempo sob a luz do Sol e impregne-se dos raios amarelo-dourados radiantes, sempre que isso for possível.O amarelo tem a capacidade de dissolver depósitos de cálcio dentro do organismo e, dessa forma, é eficaz para atenuar a rigidez e as dores articulares experimentadas durante o movimento. Essa cor também é purgativa e trabalha excepcionalmente bem, estimulando os rins e o fígado, além de dissolver as secreções mucosas do corpo. O amarelo pode limpar a corrente sangüínea e ativar o sistema linfático. Ajuda os pacientes diabéticos a reduzir a dose diária da insulina pancreática. Iodo, fósforo, ouro e enxofre contêm essa energia do amarelo.Embora o amarelo seja uma cor que estimule o cérebro e as faculdades mentais, não é recomendável para qualquer pessoa que tenha doenças mentais ou neuroses graves.
VERDE: Aspectos favoráveis: a energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Essa cor atua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflete o espírito de evolução.Aspectos desfavoráveis: avareza, indiferença e insegurança são algumas das expressões negativas da cor verde. Raciocínio precário, cautela excessiva e suspeita estão representados na natureza negativa dessa cor e, junto com a precocidade, podem indicar ciúmes, inveja, egoísmo e preconceito. Em seus níveis mais inferiores, o verde promove estagnação e por fim degeneração.Efeitos físicos do verde: a cor verde é particularmente benéfica para o sistema nervoso simpático e é útil para a cura em geral,equilibrando e recuperando as células. Essa cor está relacionada com o coração e produz um efeito direto sobre as funções cardíaca e pulmonar. Ela dissolve coágulos sangüíneos e elimina a estagnação e o endurecimento das células. A cor verde ajuda na formação dos músculos, da pele e dos tecidos. Também ajuda na eliminação de substâncias tóxicas e atua como um adstringente suave.O verde atenua a tensão e pode reduzir a pressão sangüínea. Ele produz um efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado corretamente.Já que essa cor é capaz de influenciar a estrutura celular básica,pode ser usada para tratar tumores, cistos e proliferações. Ela é particularmente adequada para os problemas torácicos, como: asma, bronquite crônica e angina. Passeios freqüentes nos parques da sua cidade ou em áreas rurais para "respirar ar puro" também são eficazes nesse sentido.O verde também é usado para tratar as condições inflamatórias do fígado, resfriados e dores de cabeça. Já que essa cor atua como uma força equilibrante, atenua o medo em situações traumáticas e é eficaz no tratamento do choque.A cor verde também ajuda as pessoas que sofrem de claustrofobia.

AZUL-TURQUESA: Aspectos favoráveis: produz uma vibração constante, que não subjuga ou perturba de forma alguma. Essa cor tem uma aura de vivacidade e percepção, que confere mais clareza de expressão. Essa cor nítida e brilhante tem uma qualidade atenciosa e receptiva, que irradia bem-estar. Ela é liberal, prestativa e triunfante. O frescor do azul-turquesa oferece a oportunidade de mudança e, por fim, de transformação em seu nível mais elevado.Aspectos desfavoráveis: algumas vezes, o azul-turquesa pode ser prejudicado por uma imaturidade, que se evidencia como confusão e incapacidade de progredir na vida. Isolamento e separação são outros atributos negativos, com sensações de vazio e falta de clareza nos níveis emocional, mental e espiritual.Efeitos físicos do azul-turquesa: ele é formado pela combinação do azul com o verde. Essa é uma cor refrescante, relaxante e maravilhosamente serena, que melhora qualquer condição inflamatória, como dor de cabeça, inchaços, cortes, contusões ou queimaduras. Na próxima vez que você se cortar, coloque imediatamente sua mão sobre a área afetada, enquanto envia a energia antiinflamatória da cor azul-turquesa diretamente para essa região.O azul-turquesa é particularmente adequado para problemas de pele, inclusive acne, eczema e psoríase. Essa cor atenua o estresse e as tensões e ajuda a eliminar os detritos tóxicos e a congestão do corpo. Atua sobre o sistema imunológico, formando uma proteção contra a invasão de bactérias e vírus perigosos. Colite, disenteria e febre são particularmente sensíveis ao azul-turquesa, que também ajuda nos processos de excreção. Essa cor facilita a drenagem dos seios da face, trata a fadiga mental e febre do feno. Ela reabastece todo o sistema orgânico. Na verdade, o azul-turquesa é a cor que parece ser mais popular para os pacientes com AIDS, principalmente nas fases iniciais da doença.Essa cor não é recomendável para as pessoas indolentes ou estagnadas.
AZUL: Aspectos favoráveis: o azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa coe traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas.Aspectos desfavoráveis: a natureza da cor azul é procurar e buscar sem cessar. Os aspectos comuns da vibração negativa dessa cor são dúvida e descrença, assim como a falta de habilidade. Essa cor é fantasiosa e estimula os devaneios, a tendência ao desleixo, a fatuidade e a desconfiança. Partindo do cansaço, da indolência e da apatia, o azul pode levar a um estado de melancolia, atraindo por fim uma sensação generalizada de inércia.Efeitos físicos do azul: a cor azul produz um efeito relaxante e tranqüilizador. Ela é o antídoto para o vermelho e pode ser usada com sucesso para tratar condições febricitantes, freqüência de pulso acelerada e pressão sanguínea alta. Em geral, essa cor reduz o calor e a inflamação do corpo, como ocorre nos casos de queimadura solar ou intermação. O azul promove serenidade e elimina tensões, estresse e dores de cabeça, além de tratar todos os distúrbios da garganta ou das cordas vocais, tais como dores de garganta, tosses, rouquidão e laringite.Essa cor tem sido usada com sucesso para tratar distúrbios menstruais, como: cólicas, dor lombar ou até mesmo sangramento excessivo. As mulheres com problemas menstruais podem usar a qualidade curativa da cor azul pouco antes, durante e depois das menstruações. Roupas de dormir, calcinhas e roupões de banho azuis, assim como roupas de uso diário da mesma cor podem ser considerados; além disso, itens domésticos, como roupas de cama e toalhas de banho, também podem ajudar a atenuar os distúrbios menstruais.Uma luz azul acesa durante a noite também pode ajudar a reduzir e aliviar a tensão e as dores menstruais.Outros distúrbios para os quais a cor azul poderia ser útil são: enxaqueca, meningite, colite, disenteria, insônia e diarréia. Essa cor é particularmente adequada para os problemas infantis, como erupção de dentes, inflamações na garganta, amidalite, sarampo, coqueluche, catapora e soluços. Alguns problemas oculares podem ser tratados com o azul, inclusive miopia, catarata e fotofobia.O azul não é aconselhável para tratar paralisia, pressão sanguínea baixa ou resfriados. Além disso, essa cor não é recomendável para melancolia ou depressão.

VIOLETA: Aspectos favoráveis: essa cor, formada pela combinação do azul com o vermelho, reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. Essa é a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e intuição, essa cor será o agente do próprio destino. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à cor violeta. Sua força tranqüilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade.Aspectos desfavoráveis: o lado negativo da cor violeta inclui esquecimento e falta de persistência. Irreflexão, desrespeito e atitude autoritária e exigente originam-se do uso incorreto dessa energia. Ela pode degenerar-se em idealismo sem resultado prático, isolamento, corrupção e desintegração. Orgulho e arrogância também estão presentes nesse nível.Efeitos físicos do violeta: a cor violeta normaliza todas as atividades hormonais ou glandulares, já que está ligada à função da glândula hipófise, situada na base do cérebro. Essa cor tem ação eficaz na meningite cérebro-espinhal, concussões, epilepsia e quaisquer outros distúrbios nervosos ou mentais, tais como neurose obsessiva e distúrbios da personalidade. O violeta alivia nevralgias e problemas associados aos olhos, ouvidos e nariz.Essa cor é particularmente valiosa como purificador do sangue e ajuda na formação dos leucócitos (células brancas do sangue). A cor violeta ajuda a manter o equilíbrio do sódio e potássio no corpo que, por sua vez, facilita o controle do equilíbrio hídrico e normaliza os ritmos cardíacos. Os pulmões, o fígado e os rins também podem ser tratados com sucesso com essa cor. Dor ciática e distúrbios nervosos, em geral, são melhorados pela cor violeta.
MAGENTA: Aspectos favoráveis: a mais refinada e sutil dentre todas as cores, o magenta transmuda desejo em seus equivalentes físicos. Dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a essa cor, cujo empenho é expressar o idealismo em sua forma mais pura.A cor magenta é a última do espectro, trazendo consigo um grau elevado de compreensão e maturidade, em conseqüência da sua passagem por todas as outras cores. Habilidade administrativa é uma de suas características, junto com grande compaixão. O magenta é uma cor protetora e nutriente, quente e suave, cuja expressão mais elevada é o amor espiritual ou incondicional.Aspectos desfavoráveis: esse lado da cor magenta pode gerar a energia da superioridade, que tende a levar ao esnobismo, à arrogância e por fim ao isolamento.Os aspectos negativos dessa cor podem resultar num comportamento fanático, monopolizador e autoritário. Falta de amor próprio, desprezo pelas necessidades alheias e insegurança estão na faixa negativa do magenta. A auto-estima exacerbada pode resultar do uso indevido do conhecimento e poder intrínsecos a essa cor.Efeitos físicos do magenta: essa cor aumenta a irrigação sanguínea do cérebro e estimula o sistema nervoso simpático. Alivia dores de cabeça, resfriados, pressão alta e cansaço crônico ou esgotamento nervoso.Se você tem uma tendência a entrar em estafa, tente usar as cores do magenta ou rosa. Um método adequado de receber a energia do magenta seria tratar-se com algum tipo de relaxamento, tal como massagem, ou um período de descanso. Essa cor também é particularmente adequada para amnésias e comas. O magenta melhora a função do coração, inclusive distúrbios como sopros cardíacos e palpitações. A energia dessa cor é suave, calmante e protetora. Ajuda a expandir as respirações, a energizar as glândulas supra-renais e as regiões dos rins e também pode ser usada como diurético. O magenta pode atuar como estabilizador de distúrbios emocionais e é eficaz para casos em que houver comportamento violento ou agressivo.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Um dia, em uma busca pela net, encontrei um texto que trata sobre o designer de interiores de uma forma discontraída e na perspectiva do cliente. Achei muito legal e espero que gostem também!
(Este texto foi extraído do blog da Maria di Moura)

- O que um Designer faz?
- Por que as pessoas não entram na minha loja?
- E se eu quiser os serviços de um Designer somente para obter novas idéias e soluções?
- Por que contratar um Designer se eu sei que o eu quero fazer no meu ambiente?
-Estoque, mercadorias expostas, apenas um lugar para eu me sentar!
- Minha vitrine escurece a loja!
- Eu não preciso de um Designer,eu conheço um bom pedreiro!
- O marceneiro é bom,mas não ficou como eu queria!

Estas e muitas outras são questões que rondam as cabeças daqueles que nunca contrataram um profissional de design de interiores ou de decoração por não conhecerem ainda como funciona este serviço!
Todos nós temos uma pessoal sintonia com as formas, cores, luz e estilos. Quando, desde pequenos, começamos a dar um toque pessoal em nosso quarto, nosso estilo vai se amadurecendo. Observamos às vezes que, uma cor que adorávamos deixou de ser a preferida, ou notamos que simplesmente nos enjoamos dela!
Percebemos que, ao aplicar nossas idéias de decoração naquele quartinho com móveis no estilo rústico, pretendendo com isso fazer dele um aconchegante escritório, o resultado nos surpreende com um ambiente de efeito pesado, escuro, sem lugares certos para as coisas certas, fios aparentes ou em demasia, enfim, uma idéia que outrora era considerada interessante se tornou um pesadelo por não cumprir o objetivo principal.
Não que esta idéia seja inadequada, em absoluto!A falha foi quase indetectável, por ser apenas uma questão de planejamento, antecipação das necessidades e das soluções!E é esta toda a diferença entre um trabalho leigo de um trabalho profissional.
Normalmente o que o cliente deseja, vem de encontro às necessidades reais, que ele percebe pelo incômodo em seu dia a dia e deseja ter soluções eficientes, completas e bonitas e principalmente, que traduza o seu estilo pessoal!

O que faz um Designer ou projetista de interiores?
Designer ou projetista de interiores é o profissional que resgata o estilo do cliente, o objetivo e a função programada para o ambiente. Analisando requisitos como processo humano, circulação, infra-estrutura elétrica, iluminação, ventilação, orçamento adequado, além de estar alinhado com as novidades do setor da construção e tendências da decoração, associado ao desejo e as preferências pessoais do cliente.
Ele está preparado para projetar soluções que cumpram o objetivo do cliente, desde o Estudo Preliminar até a execução, com finalização aplicada por completo, inclusive na decoração, definindo a logística e o operacional de cada uma das fases. Não ignorando que a expectativa do cliente é um requisito primordial, afinal, é ele quem vai conviver no espaço em questão e vai pagar por este resultado!
Finalmente, a função do designer é atingir o objetivo final sob todos os aspectos de forma controlada, eficiente e transparente. O projetista planeja, elabora e simula os resultados, demonstra, minimiza erros e define claramente cada etapa. Monta um cronograma para a execução com as fases e dependências organizadas de forma harmônica e previsível.
Com metodologia, técnica e trabalho, os projetos tornam-se mais precisos, bem dimensionados e previsíveis.O processo minimiza as alterações e por conseqüência barateia o custo.A orientação nas escolhas das cores, nos revestimentos e materiais alinhados com as novidades do mercado,a sugestão de estilo, formas que obedecem a critérios de funcionalidade e a praticidade os aspectos inerentes,será exposto de forma clara e estará sujeita à autorização formal do cliente.
O projetista também está preparado para atender ao cliente nas necessidades especificas, como na concepção de mobiliários sob medida, luminárias personalizadas; acabamentos especiais, itens de decoração dentre muitas outras possibilidades.
Sob o enfoque gerencial, o projetista pode orientar equipes de profissionais para que, dentro do planejamento de uma obra, as fases e suas dependências sejam regidas com sincronia, eficiência e qualidade.

Convites para um designer…
- Seu bebê está chegando e aquele quarto multiuso terá um fim! O escritório, o quarto de hóspedes, canto da costura e onde se escuta uma boa musica, tudo isso terá que ser transferido para algum lugar no resto da casa! Um bom desafio para um designer, principalmente se for um apartamento pequeno!
- Vovô vem morar com a gente! Que alegria! Mas soluções como as citadas acima, terão que ser solucionadas novamente, associado ao quesito segurança! Segurança no banheiro, na escada, lugares para entretenimento, iluminação, isolamento acústico, etc. De forma harmônica e bonita… nada de jeitinhos!
- Design de Interiores Universal Meu Deus, mas o que é isso? Bem, se sua pousada está perdendo clientes, aqueles da 3º idade ou deficientes físicos, precisamos deixar seu negócio mais versátil! É aí que entra o projeto que atende a todos! Cadeirantes, pessoas com problemas auditivos, visuais, nanismo etc. O foco é na acessibilidade, segurança e sutileza, nada de remendos e adaptações. Bonito e acessível!
- Comércio Este é um grande consumidor dos serviços de um designer e seu investimento tem retorno rápido!Em qualquer ramo, o comércio é um ambiente dinâmico, necessitam vitalidade, carisma e manter a harmonia com o negócio! A vitrine deverá ser transformada em um permanente convite para o cliente.No equilíbrio está a virtude da iluminação adequada e a solução será diferente em cada ramo de negócio.Um sistema de refrigeração adequado dentro de um estabelecimento é um convite à entrada e à permanência de um cliente.As cores fazem parte de todo o ambiente, se bem utilizado, pode torná-lo ainda mais agradável e facilitador dos contatos e das vendas.Ao entrar no ponto de venda, o cliente tem que perceber naturalmente o processo do estabelecimento. Onde é o atendimento, onde estão os artigos, de se paga etc.Uma “remodelada” pode estimular a atração de novos clientes e levar os consumidores habituais a interessarem-se pelas novidades.Toda a questão do espaço de venda como circulação, aeração, estoques à vista dentre outros detalhes, são também fatores que não podem ser descuidados.Uma revisão na comunicação visual do estabelecimento, revitalização da logomarca, papelaria, uniformes, campanha de estação devem ser avaliados com carinho!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

QUAIS AS FUNÇÕES DO DESIGN DE INTERIORES?

Para aqueles que ainda não possuem uma resposta clara para esta pergunta, segue abaixo todas as atividades cabíveis ao profissional de design de interiores:

- Pesquisa e análise dos objetivos e desejos do Cliente materializados em documentos e estudos preliminares que fundem essas necessidades com o conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade, conforto, segurança e qualidade estética.
- Confirmação dos estudos preliminares e adequação das soluções propostas ao orçamento do Cliente.
- Seleção de cores, materiais, revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em consonância com as características sócio-psicológicas, funcionais, de vida útil, de durabilidade e de proteção ao meio ambiente.
- Especificação de mobiliário, equipamentos, sistemas, produtos e outros elementos, bem como, providenciando os respectivos orçamentos e instruções de instalação e planificação de cronogramas de execução.
- Elaboração de plantas, elevações, detalhamento de elementos construtivos não estruturais - paredes, divisórias, forros, pisos (alterações na estrutura construtiva exige a contratação de um Arquiteto ou Engenheiro), layouts de distribuição, pontos de hidráulica, energia elétrica, iluminação e de comunicação e design de móveis e definição de paisagismo e outros elementos.- Adequação de toda a intervenção às leis e regulamentos municipais que se fizer necessária.- Coordenação de todos os profissionais que vão atuar na execução do projeto, tais como: engenheiros, eletricistas, marceneiros entre outros, harmonizando o trabalho conforme cronograma estabelecido.
- Compra de todos os produtos, sistemas e equipamentos após cotação e aprovação do Cliente.- Acompanhamento de toda a obra mantendo o orçamento dentro dos valores previstos ou submetendo ao Cliente qualquer alteração para prévia aprovação.
- Emissão de relatórios regulares detalhando o andamento (estágio) da obra registrando as ocorrências tais como: alterações, substituições e adequações técnicas e orçamentárias.
- Elaboração de check-list final de entrega de obra com pesquisa de satisfação a ser respondida pelo Cliente.

Finalmente, a função do designer é atingir o objetivo final sob todos os aspectos de forma controlada, eficiente e transparente. O projetista planeja, elabora e simula os resultados, demonstra, minimiza erros e define claramente cada etapa. Issso minimiza as alterações e por conseqüência barateia o custo. Além disso, está preparado para atender ao cliente nas necessidades especificas, como na concepção de mobiliários sob medida, luminárias personalizadas; acabamentos especiais, itens de decoração dentre muitas outras possibilidades.
A orientação nas escolhas das cores, nos revestimentos e materiais alinhados com as novidades do mercado,a sugestão de estilo, formas que obedecem a critérios de funcionalidade e a praticidade os aspectos inerentes,será exposto de forma clara e estará sujeita à autorização formal do cliente.


(fonte: site da ABD ( Associação Brasileira de Designers de Interiores) à http://www.abd.org.br/ – 18/12/2009)